A Rotina de Cuidados de Pele Perfeita para Pele Oleosa

A Rotina de Cuidados de Pele Perfeita para Pele Oleosa

Gostamos de mimar a nossa pele, mas por vezes deparamos com problemas.


As pessoas que têm naturalmente pele oleosa podem achar difícil fazer malabarismos com todas as decisões que vêm com o equilíbrio do excesso de óleo com a manutenção da humidade.


Cada um tem um tipo de pele diferente, e estes tipos de pele determinam o aspecto, a sensação, a reacção aos produtos, e a própria cura. 


Os quatro principais tipos de pele são os seguintes:


  • Seco
  • Oleoso
  • Normal
  • Combinação

  • Dependendo do seu tipo de pele, poderá descobrir que as rotinas alternativas de cuidados com a pele funcionam melhor para si. Se tiver pele oleosa, vai querer saber o que é realmente pele oleosa, bem como como pode resolver o problema.


    Mas, os bons hábitos vêm da rotina. Por isso, discutiremos também os passos a dar para equilibrar a sua pele oleosa.



    O que se classifica como Pele Oleosa?


    A pele oleosa acontece quando uma pessoa tem glândulas sebáceas hiperactivas. Todos nós temos glândulas sebáceas que ajudam a regular a saúde e os níveis de humidade da nossa pele, produzindo uma camada de óleo natural de protecção na camada mais externa da nossa pele.


    Por vezes, estas glândulas podem ser demasiado activas devido a factores ambientais, genéticos, ou a uma rotina inadequada de cuidados de pele, etc. 


    Quando as nossas glândulas sebáceas são demasiado activas, criam mais óleo do que o necessário, especialmente nas zonas oleosas da nossa pele. Este excesso de sebo pode tornar-se misturado com células mortas da pele, sujidade, e outros micro detritos na pele, que se podem transformar em inflamação, manchas vermelhas, manchas, e mesmo pêlos encravados se um folículo capilar ficar entupido.



    Quais as causas do aumento da produção de sebo e pele oleosa?


    Depende. A sua pele é constantemente afectada por factores que, na sua maioria, estão fora do seu controlo. Mas, pode estar a perguntar-se quais são esses factores.


    Aqui estão os factores mais comuns que podem aumentar a produção de sebo e pele oleosa:


    • Genética: A nossa história genética desempenha um papel na forma como a nossa pele é oleosa. Se os nossos antepassados tiveram glândulas sebáceas hiperactivas antes de nós, é provável que nos tenham transmitido isso.
    • Época do ano: O tempo tem sempre um efeito sobre a saúde e vitalidade da nossa pele. Poderá ver mais oleosidade no Verão, enquanto que a sua pele poderá parecer mais seca no Inverno. O nosso
    • Aumento da produção hormonal: Não é segredo que as nossas hormonas podem ter um efeito no nosso corpo e na nossa pele. As suas hormonas flutuantes podem afectar a oleosidade ou a secura da sua pele ao longo do mês, dependendo do seu ciclo. Alguém quer saber de interrupções periódicas? Os aumentos em certas hormonas causam definitivamente um aumento na produção natural de óleo.
    • Não aplicar hidratante suficiente: Toda a gente salta a hidratação de vez em quando, mas eu estou aqui para dizer não o faça. Hidratar sempre. Parece contraintuitivo, mas hidratado, hidratado A pele ajuda a reduzir a quantidade de sebo que a sua pele produz. Se a sua pele estiver seca, irá produzir mais sebo para se hidratar e proteger. Se estiver hidratada, produzirá menos, permitindo uma pele mais vibrante e saudável.
    • Não ter a rotina adequada de cuidados de pele: Isto deve ser óbvio, mas a rotina correcta de cuidados de pele pode ajudar a ajustar e regular a produção de óleo da sua pele. Da mesma forma, uma rotina que foi construída para outra pessoa não vai fazer nenhum favor à sua pele, e arrisca-se a causar danos a longo prazo à sua pele. A pele de cada um é diferente e todos nós experimentamos uma reacção diferente da pele aos produtos. É por isso que se deve tomar o tempo necessário para construir uma rotina de cuidados de pele personalizado ao seu tipo de pele e as suas necessidades serão as mais bem sucedidas.

    O que são as Zonas Oleosas do Corpo?


    Enquanto a maioria dos nossos as glândulas sebáceas estão localizadas no nosso couro cabeludo e no nosso rosto,

    Temos várias glândulas sebáceas activas localizadas na parte superior do tronco do corpo. 


    Estas zonas oleosas incluem:


    • Pescoço e peito
    • Ombros
    • Voltar

    O único lugar no corpo sem glândulas sebáceas está localizado nas palmas das mãos e nas plantas dos pés. 



    O que fazem as Glândulas Sebáceas e os Óleos Naturais do Corpo?


    Estas glândulas sebáceas libertam sebo, um triglicérido gordo cuja função principal é ajudar a hidratar o cabelo e todas as camadas da pele. Também ajuda a proteger a pele de factores ambientais externos.


    O equilíbrio dos óleos na sua pele também pode retardar a produção de rugas à medida que envelhecemos. Enquanto equilibra o seu regime de cuidados com a pele, certifique-se de que não está simplesmente a retirar todos os óleos. Tem de ter óleos presentes para obter o maior tempo de conservação possível para a saúde da sua pele.



    Como Cuidar da Pele Oleosa


    Isto vai parecer contra-intuitivo porque a sua pele já é naturalmente oleosa, mas as melhores rotinas de cuidado da pele oleosa acrescentam humidade em todos os níveis da rotina para ajudar a estabilizar a produção de sebo e manter a pele saudável. 


    Muitos produtos de limpeza formulados para pele oleosa tendem a remover apenas o excesso de óleo sem repor a humidade, o que pode levar a outros problemas de pele ao longo do caminho, como pele seca e irritada. Mas não se preocupe. Trabalhámos os detalhes e incluímos aqui a rotina perfeita de cuidados de pele para pele oleosa para si.


    O passo-a-passo da rotina de cuidados de pele perfeita para pele oleosa


    Primeira etapa: Limpar com um produto de limpeza a óleo.


    Um simples produto de limpeza de óleo tem uma maquilhagem semelhante à camada de óleo natural na nossa pele, o que o ajuda a entrar realmente e a limpar esta camada de óleo sem a remover totalmente. A sujidade, os resíduos de maquilhagem antiga e a pele morta são então levantados da pele, e a pele permanece protegida.



    Segunda etapa: Limpar novamente com um produto de limpeza hidratante.


    Seguindo com um produto de limpeza hidratante será mais adaptado ao seu tipo de pele e ajudará lavar toda a sujidade levantada, maquilhagem e células mortas da pele agora desalojadas da camada de óleo.



    Terceiro passo: Utilizar um toner.


    Um toner de qualidade penetrará na sua pele para limpar e hidratar cada poro e folículo piloso individual, o que literalmente limpa as últimas partículas restantes da maquilhagem e da sujidade da pele. 


    Escolha um tónico hidratante para ter a certeza de que não está a limpar em demasia e, em vez disso, mantém a sua pele hidratada durante todo o processo de limpeza.


    Se quiser, pode usar uma almofada de algodão para aplicar o toner no seu rosto. Não se esqueça de colocar a linha do maxilar, bem como entre as sobrancelhas (a sua zona T!).



    Quarto passo: Alternar entre uma esfoliação e uma máscara hidratante dia sim, dia não.


    A esfoliação é, na sua essência, uma limpeza profunda da sua pele, mas não é segura para fazer todos os dias. 

    A esfoliação utiliza a fricção para remover quaisquer células mortas obstinadas da pele e suavizar as manchas ásperas da pele. Nos dias em que não esfolia, tente usar uma máscara hidratante em vez disso. Esta pode ser uma máscara de folha ou um hidratante de máscara. 


    Não se esqueça de lavar bem a sua máscara quando terminar.


    Para a tornar mais interessante, tenha uma noite de máscara com a sua família ou amigos. É uma óptima maneira de se divertir enquanto cuida da sua pele!



    Quinto passo: Hidratar como se fosse o seu trabalho a tempo inteiro.


    A pele hidratada é uma pele saudável, e cada rotina de cuidados de pele precisa de ser centralizada em torno da hidratação, especialmente quando se tem uma pele oleosa. 


    A hidratação após limpeza e esfoliação ajuda a revestir a sua pele num camada protectora de hidratação. À medida que passamos os nossos dias, a nossa pele está exposta a todo o tipo de ambientes e poluentes diferentes que podem sugar a hidratação da nossa pele.


    Fixar a humidade aplicando um hidratante leve durante o dia e um creme facial profundo durante a noite.



    Sexto passo: Usar sempre SPF.


    Mesmo que trabalhe dentro de casa, deve sempre seguir a sua rotina de limpeza matinal com SPF. A exposição solar é a principal causa do envelhecimento precoce e do cancro da pele. Todos adoram estar ao sol, mas é importante proteger adequadamente a sua pele com um FPS apropriado para o seu tipo de pele e tom de pele.


    Com a prática correcta de uma rotina regular, pode combater a oleosidade no rosto e no corpo enquanto combate os efeitos do envelhecimento prematuro devido à exposição solar. Sugerimos que ponha em prática a sua nova rotina o mais rapidamente possível e comece a esfoliar-se de dois em dois dias, se o seu tipo de pele o permitir.



    Em Spongellé temos alguns grandes produtos para a conquista de peles oleosas e áreas problemáticas do corpo. Experimente um dos nossos amortecedores de corpo para uma pele mais clara e hidratada sem a confusão e a preocupação de diferentes produtos e ferramentas.


    Os nossos amortecedores corporais são suficientemente suaves para uma utilização regular, podem ser utilizados higienicamente para 20 + lavagens, e alguns até para 30 + lavagens! Eles limpam, esfoliam e hidratam tudo de uma só vez, por isso tudo o que lhe resta fazer é hidratar e passe o seu dia!




    Fontes:

    https://www.healthline.com/health/beleza-cuidado da pele/sebum https://www.elle.com/uk/beauty/pele/a36728/double-cleansing-skin-what-is-ithttps://www.self.com/story/oily-skin-mistakes

    Share: