O que faz a esfoliação?

O que faz a esfoliação?

A sua pele é composta por várias camadas diferentes. A camada superior é a epiderme, que é responsável pela protecção do corpo contra ameaças ambientais, lesões e infecções. Novas células da pele são feitas no nível inferior da epiderme cerca de cada 28 a 30 dias, empurrando as células mais antigas para a camada mais externa da sua pele, deixando a sua pele exterior coberta por uma camada de células mortas da pele. 

Na maioria dos casos, estas células podem remover-se a si próprias da camada superior da sua pele naturalmente, mas dependendo do seu tipo de pele e idade, este processo pode abrandar bastante, especialmente ao longo da sua vida, deixando a maior parte da sua pele coberta pelas células sem vida. 

Estas células restantes criam um aspecto seco e baço na pele e podem causar manchas e manchas vermelhas se ficarem presas nos poros ou folículos. Eventualmente, se as células mortas da pele não forem removidas e a pele não puder ser nutrida, pode levar a manchas ásperas, pêlos encravados, tom de pele irregular, e pele manchada.

Para conseguir uma pele saudável, bonita e gabarolada, esta camada de células mortas da pele deve ser regularmente removida. A melhor maneira de atacar esta pele seca e baça? A esfoliação.

O que faz a esfoliação?

O derrame de células mortas de pele é uma parte natural da vida, mas por vezes as células de pele não caem por si só. Em vez disso, podem ficar penduradas na superfície, acabando por se intrometer no caminho de uma pele bela e radiante. É aqui que a esfoliação é rei.

A esfoliação remove as células mortas desnecessárias da camada superior da pele com um abrasivo para dar lugar ao brilho das células de pele recém-criadas. Estas novas células começam saudáveis e felizes e prontas a absorver qualquer produto hidratante tópico que lançar, ajudando a manter uma pele suave e saudável.

Tipos de esfoliantes

Existem dois tipos principais de esfoliantes: mecânicos e químicos. 

Esfoliantes Mecânicos

A esfoliação mecânica remove as células mortas da pele através de aplicações de fricção. Ferramentas como escovas, esponjas e lufas, quando esfregadas num movimento circular, criam fricção entre a pele e o dispositivo. Este processo acaba por remover as células mortas da pele da camada superior da sua pele. 

Estas ferramentas de fricção são opções fantásticas para a remoção de células antigas, especialmente em áreas de difícil acesso. Contudo, algumas das escovas ou loofahs podem ter uma superfície dura, quase plástica, que pode arranhar e danificar a pele. É melhor procurar uma esponja suave que esteja livre de texturas lacerantes.

Os esfoliantes corporais, também conhecidos como esfoliantes de açúcar ou de sal, são também esfoliantes físicos populares. Os esfoliantes são uma das formas mais populares de esfoliantes porque vêm com uma vasta gama de ingredientes e podem mesmo ser feitos em casa utilizando simples agrafos domésticos encontrados na cozinha. 

Esfoliantes de corpo como estes tendem a ter uma textura granulosa, e são as próprias partículas que, quando esfregadas na pele, ajudam a remover a velha camada celular. Os esfoliantes corporais podem, por vezes, ser duros em pele sensível. É melhor procurar um esfoliante mais suave que não arranhe ou rasgue a superfície da pele.

Guia rápido passo a passo sobre como testar e utilizar esfoliantes físicos

  1. Comece com um braço limpo. Usando a sua esponja favorita, pincel, ou esfregar, aplicar uma pressão suave e usar pequenos movimentos circulares para esfregar todo o comprimento do seu braço, certificando-se de evitar esfregar com força. Tenha em mente que o objectivo é remover suave e eficazmente as células mortas da pele. Quanto mais dura for a fricção, mais se arrisca a danificar a sua pele.
  2. Enxaguar todas as bolhas de sabão ou esfregar do braço com água morna. A água quente pode irritar a pele. 
  3. Secar com uma toalha fresca.
  4. Agora, esfregue numa bela manteiga sedosa e corporal como o nosso popular soufflé perfumado de nardo na pele para fixar a humidade nessas belas células novas da pele.

Esfoliantes químicos

Os esfoliantes químicos utilizam enzimas e ácidos para decompor as velhas células da pele. Estão disponíveis em vários produtos de cuidado da pele como lavagens faciais medicamentosas, géis de tratamento, peelings, ou mesmo um spray.

Guia rápido passo a passo sobre como testar e utilizar esfoliantes químicos

  1. Após a limpeza, aplicar um esfoliante químico sobre a pele utilizando movimentos suaves circulares e ascendentes.
  2. Se o produto exigir um tempo de absorção, utilize um temporizador no seu telefone enquanto espera que o produto seque completamente antes de seguir em frente. Lavar sempre qualquer produto com água morna.
  3. Secar com uma toalha limpa.
  4. Hidratar, hidratar, hidratar!

Com que frequência se deve esfoliar

O Associação da Academia Americana de Dermatologia recomenda a escolha de um horário e método de esfoliação que funcione para o seu tipo de pele. Se não tiver a certeza do tipo de pele que tem, consulte um dermatologista antes de iniciar uma rotina.

Com uma utilização regular, a esfoliação pode suavizar e nivelar a textura da sua pele. A esfoliação pode também ajudar a aumentar a renovação celular e naturalmente ajudar a desvanecer o aparecimento de manchas escuras e hiperpigmentação. Os benefícios da esfoliação são excelentes, e não há absolutamente nada mais belo do que uma pele bonita, saltitante e hidratada durante todo o ano. 

É sempre melhor começar devagar com uma nova rotina. Exfoliação todos os dias não é recomendada, uma vez que pode realmente remover os óleos naturais que protegem a sua pele, e causar manchas ou mesmo danos duradouros. Experimente um esfoliante uma vez por semana para permitir que a sua pele se habitue ao novo tratamento. Depois de ter tirado algum tempo para ver como a sua pele reage. Ao tratamento, poderá então acrescentar mais esfoliação à sua rotina semanal.

Que tipo de esfoliação é melhor

O melhor método de esfoliação para si será uma combinação. É necessário considerar qual o método de esfoliação de que mais gosta e o tipo de pele que tem. Existem muitos produtos no mercado para tipos de pele sensíveis, normais, e mesmo oleosos. Encontrar um destes produtos que lhe agrade e que funcione bem com a sua pele fará da rotina de esfoliação semanal uma brisa.

Sugerimos-lhe que invista numa esponja esfoliante suave para começar. Experimente uma das nossas flores em caixa com infusão de flores de topo de venda. Uma esponja infundida de lavagem corporal pode retirar as conjecturas de que produto comprar. Estas esponjas tornam o início de uma nova rotina acessível e bem sucedida, tendo uma ferramenta tudo em um que faz o trabalho por si.

Algumas grandes opções de amortecedores ou esponjas infundidas de lavagem corporal são:

Os perigos do excesso de esfoliação

Trata-se de um equilíbrio delicado com a esfoliação. A frequência e a pressão esfoliante não melhoram os seus resultados finais. A pele é porosa e macia, e podemos danificar a camada protectora incorporada da nossa pele que mantém a humidade presa no nosso corpo através de uma esfoliação excessiva. É melhor ser delicado e levar o seu tempo com o novo hábito para que seja produtivo.

A esfoliação demasiado dura ou com demasiada frequência irá causar micro-terra na superfície da pele. Não só estes locais são perfeitos para os germes e infecções se esconderem e apodrecerem, como os arranhões e lágrimas também permitem que a tão necessária humidade da sua pele escape das camadas inferiores da pele.

Se vir alguma destas indicações após uma esfoliação excessiva, pare toda a esfoliação e marque uma visita com o seu dermatologista.

Indicadores de excesso de esfoliação:

  • Redness
  • Secura excessiva
  • Inflamação
  • Intensificação de manchas ásperas
  • Infecções ao nível da superfície

A esfoliação é um passo essencial na sua rotina semanal de cuidados de pele. No entanto, certifique-se sempre de que segue uma rotina saudável e suave que se afoga e não é áspera para a sua bela pele. Há também alturas em que deve fazer uma pausa na sua rotina de esfoliação para proteger a sua pele.

Evitar a esfoliação se alguma destas ocorrer:

  • Quando se tem qualquer tipo de infecção ou uma ferida aberta à volta da qual se vai esfoliar, não se quer danificar os tecidos cicatrizantes. Isto é especialmente importante se utilizar um esfoliante que tenha partículas microscópicas. Estas partículas podem ficar alojadas na pele danificada e irritar o tecido cicatrizante.
  • Quando tem uma queimadura solar, a sua pele já está danificada e irritada pelos raios UV. A esfoliação pode ser bastante dolorosa e causar mais danos. Permita que a sua pele cicatrize completamente antes de continuar a sua rotina.
  • Quando se sofre de doenças de pele como psoríase ou eczema, estas áreas podem ser incrivelmente sensíveis e podem não responder bem à esfoliação não mediada. Consulte sempre o seu dermatologista antes de iniciar uma nova rotina de cuidados de pele, se tiver uma destas condições.

Reflexões finais  

Não importa qual a fragrância ou ferramenta que escolher, iniciar uma nova rotina, monitorizar a reacção da sua pele a esta rotina, e ajustar-se conforme necessário, serão os seus primeiros passos para uma pele saudável e feliz que brilha de dentro para fora.

Comece hoje a melhorar a sua rotina de cuidados de pele com um dos nossos amortecedores infundidos de lavagem corporal. E, como bónus adicional, usar código BLOG20 para 20% de desconto na sua primeira encomenda!

Fontes:

https://www.aad.org/public/everyday-care/skin-care-secrets/routine/safely-exfoliate-at-home

https://www.glamour.com/story/whats-the-deal-with-exfoliatin

https://www.huffpost.com/entry/signs-youre-overexfoliating_n_56019a36e4b00310edf8c802

Share: