Com que frequência se deve fazer uma pedicura?

Com que frequência se deve fazer uma pedicura?

Uma massagem é provavelmente uma das formas mais conhecidas de autocuidado e mimo. É também uma das normas de ouro para a oferta de presentes que envolve mimar. Sentimo-nos como se uma pedicura fosse verdadeiramente um herói não cantado. Muitas vezes muito mais acessível do que uma massagem de corpo inteiro, obtém-se o benefício de um relaxamento extremo em metade do tempo, por metade do custo.

Com o autocuidado realmente a decolar nos últimos anos, é importante saber algumas coisas sobre pedicura. Não o podemos deixar escapar esta pequena fatia do céu. As pedicuras são para quem quer praticar uma grande higiene dos pés e ter o benefício adicional de relaxar.

Quer vá a um salão de luxo ou reproduza uma pedicura no conforto da sua própria casa, vamos rever tudo o que precisa de saber sobre o seu novo tratamento termal favorito.

O que é uma pedicura?

Vamos rever as noções básicas. Uma pedicura é um maravilhoso banho quente para os seus pés. Durante este banho, há a remoção da pele morta nos seus pés, a extracção de qualquer pedicure debaixo das unhas, a moldagem, limagem, ou corte das unhas, uma requintada massagem na parte inferior das pernas, corte das cutículas das unhas dos pés, e uma camada opcional de polimento.

Embora as pedicuras possam ser uma forma maravilhosa de autocuidado, são também uma óptima forma de praticar uma boa higiene dos pés. Todos os componentes que compõem uma pedicura precisam de ser feitos de qualquer forma. Mais vale torná-lo num ritual divertido de que realmente se desfruta!

Isto pode certamente ser conseguido num salão ou spa, mas também é igualmente fácil de fazer em casa.

Aqui está o que precisa de armazenar para ter uma óptima pedicura caseira:

  • Um lugar para encharcar os pés. Há aqui uma tonelada de opções. Pode usar a sua própria banheira, uma bacia, ou um recipiente que possa conter água com profundidade suficiente para colocar os seus pés. Pode até sentar-se na beira do lavatório e mergulhar os pés, se for realmente necessário. Também tem a opção de comprar um spa para os pés para uso doméstico.
  • Os produtos também são importantes aqui. Vai precisar de um cortador de cutículas, um par de cortadores de unhas dos pés (cortadores de unhas normais podem funcionar numa pitada), uma lima de unhas para modelar, um tampão para ajudar a esfoliar os pés, e loção para voltar a adicionar humidade. Se está a planear polir as unhas, você

Em troca do seu investimento, obtém pés macios para bebé, melhor circulação, e paz de espírito sabendo que os seus pés podem estar prontos para a sandália em qualquer altura do ano.

Quanto tempo demoram as pedicuras?

Uma pedicura pode ser totalmente personalizável em casa ou num salão. Pode acrescentar coisas como toalhas a vapor, pedras quentes, esfoliantes e loções luxuosas, massagens extra-longas, e muito mais. A única coisa de que pode ter a certeza é de que se vai sentir como uma nova pessoa com a pele fresca nos seus belíssimos pés.

O grande aspecto das pedicuras é que se podem encaixar em praticamente qualquer orçamento e em qualquer período de tempo. Pode ser uma manutenção rápida que dura entre 10 a 15 minutos ou pode durar até 90 minutos.

As pedicuras são mais do que apenas para ocasiões especiais?

As pedicuras já não são apenas para ocasiões especiais como casamentos ou a sua viagem anual à praia. A fim de manter os seus pés saudáveis, o melhor é uma manutenção regular. Isto pode parecer diferente para cada pessoa. Depende verdadeiramente do "desgaste" que coloca nos seus pés todos os dias.

Não há uma regra de tamanho único quanto à frequência com que se deve fazer uma pedicura. Se tiver um estilo de vida realmente activo, poderá querer optar por uma pedicura com mais frequência.

Aqui está um guia que o poderá ajudar a decidir com que frequência.

Todos os Meses

Uma pedicura duradoura tem muito a ver com a manutenção regular que também se faz. Se estiver a manter as unhas limpas e aparadas, hidratando os pés, e estes não estiverem constantemente expostos aos elementos ou às condições duras de trabalho, então poderá facilmente passar um mês entre a sua pedicura.

De duas em duas semanas

Se tiver um estilo de vida que inclua muita exposição à poluição, sujidade, e se estiver muito de pé, poderá precisar de uma pedicura de duas em duas semanas. Para maximizar a duração da sua pedicura, o ideal seria que os seus pés estivessem cobertos de meias e sapatos.

Pense desta forma: nos meses de Verão os seus pés tendem a secar mais rapidamente, e se for uma pessoa que usa verniz de unhas, normalmente lascam mais frequentemente. Nos meses de Verão, os seus pés tendem a ficar em sandálias ou sapatos de ponta aberta. Isto abre-os para serem expostos aos elementos com muito mais frequência.

Talvez seja um instrutor de dança de salão e os seus pés estão em sapatos que tendem a ser desconfortáveis e está constantemente a andar por aí, ou a dançar. Tudo isto leva ao desgaste nos seus pés e pode criar bolhas ou calos. O seu estilo de vida e o tempo podem definitivamente ter um impacto na frequência com que pode querer fazer uma pedicura.

Ter uma pedicura duas vezes por mês ajudará os seus pés a permanecerem felizes e saudáveis nestas circunstâncias.

Todas as semanas

Para nós, ter uma pedicura todas as semanas não é um esticão. Se estamos a ser honestos, adoraríamos fazer uma pedicura todas as semanas. Se tiver um estilo de vida realmente activo, é provável que concorde connosco. Os nossos pobres pés levam-nos a realizar todas e cada uma das actividades em que nos envolvemos. Se formos activos, isso pode somar-se a muita actividade. Isso pode equivaler a alguns pés seriamente cansados e espancados.

Dicas para ajudar entre pedicuros

Se quer realmente prolongar a vida da sua pedicura, tem opções. A maioria delas provavelmente já tem em casa. Aqui estão algumas das melhores práticas que pode acrescentar à sua rotina diária e que não demorarão nada.

  1. Esfoliar: Enquanto toma um duche, uma rápida passagem de um amortecedor pelos calcanhares pode prolongar muito a vida da sua pedicura. A remoção regular dessa pele morta significa menos trabalho a longo prazo. Se permitir que se sente, pode acumular-se naqueles calos que sentem que necessitam de uma ferramenta eléctrica para remover.
  2. Óleo de Cutícula: O óleo de cutícula não é apenas para as suas mãos. Tem de admitir que viu a pele seca à volta das unhas dos pés. A aplicação de um pouco de óleo de cutícula à volta das unhas dos pés também pode acrescentar humidade a essa zona seca.
  3. Top Coat: Se tiver polimento nas unhas dos pés, pode sempre adicionar uma camada extra de topcoat alguns dias após a primeira aplicação para prolongar a vida útil do seu polimento.
  4. Loção e meias: Esta tem de ser uma das nossas favoritas. Todos devem ter loção no seu armário e esperemos que tenham pelo menos um par de meias. Desde que não tenha aplicado apenas uma camada fresca de tinta, esta é uma óptima forma de fixar alguma humidade. Simplesmente, espalhe os seus pés com a sua loção favorita e escorrague em algumas meias aconchegantes. Se deixar isso sentado durante cerca de 30 minutos um par de vezes por semana, com certeza que vai fazer a pele do seu bebé durar.
  5. Trate dos Seus Pés: Certifique-se de que está a dar uma espreitadela aos seus pés. Procure quaisquer bolhas, feridas, ou pontos ásperos, e trate-os antes que se transformem em algo com que não queira realmente lidar. Lembre-se, a prevenção vai muito longe no cuidado do seu corpo.

Será que as pedicuras valem a pena?

Não, esta não é uma pergunta com rasteira. Esperamos que tenha chegado a um entendimento de que vai adorar pedicura. O que é que não há para não amar? A higiene é uma parte da nossa vida quotidiana. Embora seja verdade que depende inteiramente de nós a forma como a praticamos, uma vez que se entra no balanço das coisas, não há volta a dar.

As pedicuras fazem os seus pés sentir-se bem e são um estimulante do humor. A resposta à pergunta é: SIM!

Resumo

Não existe um livro de regras quando se trata de gerir a sua higiene pessoal. Podemos apenas dar-lhe uma orientação gentil sobre como olhar e sentir o seu melhor. Se sentir que pode ser altura de fazer uma pedicura, provavelmente já está atrasado. Vê que há sempre sinais de que uma pequena manutenção preventiva pode ser devida.

Na Spongellé, compreendemos a importância de ter produtos de qualidade para ajudar a cuidar de cada centímetro do nosso corpo. Isto inclui os seus pés. Fabricamos artesanalmente os nossos pediculadores para garantir que tenha sempre uma ferramenta multifuncional no seu arsenal de beleza para ajudar a manter os seus pés saudáveis. Desde a esfoliação até à hidratação, temos-o coberto.

Fontes:

Calosidades do pé | Clínicas de Saúde Vascular

Massagem | Clínica Mayo

Como Prevenir e Tratar as unhas dos pés encravadas | Clínica Cleveland

Share: