Como funciona o sabão esfoliante

Como funciona o sabão esfoliante

Muitas pessoas creditam a sua pele deslumbrante e brilhante à sua rotina de esfoliação, tanto no seu rosto como no seu corpo. Dito isto, na maioria dos casos, as pessoas podem utilizar produtos mais fortes nos seus corpos, porque a pele não é tão sensível. Mesmo aqueles que têm a pele sensível no rosto podem geralmente escapar usando escovas e esponjas de duche no seu corpo. 

O sabão esfoliante é outra opção. Funciona para quebrar células mortas da pele e remover a acumulação de sujidade, óleo, poluição, maquilhagem, e qualquer outra coisa que encontre o seu caminho na sua pele. O sabonete esfoliante pode ser ambos, dependendo dos ingredientes incluídos. A maioria dos tipos de pele pode tolerar o sabão esfoliante, a menos que tenha um problema específico que o leve a reagir aos esfoliantes. Basta ter cuidado com estes porque os esfoliantes físicos demasiado duros podem realmente danificar a sua pele. 

Independentemente do tipo de esfoliante que utiliza, o processo é importante para a saúde da sua pele a fim de remover pele morta e outros tipos de acumulação. Isto evita a irritação da pele e a acne e pode ajudar a pele a ter um aspecto e uma sensação de suavidade. 

O que é que o esfoliante faz pela pele?

Há muitas coisas que podem entupir os nossos poros e acumular-se na nossa pele, como sujidade, óleo, e maquilhagem. Mesmo estando fora durante um curto período de tempo pode resultar em poluição que se infiltra na nossa pele. Com o tempo, as nossas células cutâneas morrem. Algumas irão verter naturalmente, mas algumas das células mortas da pele podem também acumular-se na sua pele, resultando em poros mais entupidos. 

Todo este entupimento pode resultar em acne, pele seca e baça, e a incapacidade da sua pele de renovar as suas células e absorver produtos de cuidado da pele. Dependendo do seu tipo de pelepode utilizar um ou outro, ou ambos. Independentemente do tipo de esfoliante utilizado, é necessário ter cuidado e esfoliar com segurança.

O excesso de esfoliação da pele pode causar muitos problemas, e pode mesmo agravar as questões que já está a tentar resolver. Por exemplo, se esfoliar demasiado a sua pele, a sua pele não terá óleos naturais suficientes. Tentará então compensar isto e começará a produzir mais óleo, o que pode resultar em acne. 

Se tiver pele seca e estiver a tentar esfoliar os flocos, também pode ter problemas. Demasiada esfoliação pode resultar em irritar a pele e secá-la ainda mais. Pode ser super frustrante e complicado encontrar o equilíbrio certo. Será realmente necessária alguma tentativa e erro para descobrir o que funciona e o que não funciona (como com qualquer produto de cuidado da pele). Se nunca esfolou antes, tente começar apenas uma vez por semana para ver como reage a sua pele.

Qual é a diferença entre um esfoliante físico e um esfoliante químico?

Embora o objectivo final seja o mesmo, existe um diferença entre esfoliantes físicos e químicos, ambos podem aparecer em produtos esfoliantes. A principal diferença é a forma como esfoliam a pele.

Desde que não tenha pele sensível, pode experimentar os dois tipos de esfoliantes. Também pode usar ambas as técnicas, mas certifique-se de que não está a usar dois tipos diferentes de esfoliantes no mesmo dia, uma vez que isto pode levar a irritação. Abaixo, quebramos a diferença entre esfoliantes para o ajudar a descobrir de que tipo precisa.

Esfoliantes Físicos

Os esfoliantes físicos são também conhecidos como esfoliantes manuais. Esta categoria inclui coisas como panos de lavagem, dispositivos de limpeza facial, e esfoliantes. Estes tendem a funcionar melhor para pessoas com pele oleosa. Não importa o seu tipo de pele, uma toalha de rosto suave é tipicamente o esfoliante físico mais seguro, mas mesmo assim, nunca se quer aplicar demasiada pressão ao esfoliar fisicamente, uma vez que isto pode levar a irritação. 

Químico

Este tipo de esfoliação é tipicamente mais agressivo, dependendo do tipo de produto químico utilizado. Para as pessoas com pele sensível, pode definitivamente experimentar esfoliantes químicos, com algumas excepções. Os esfoliantes duros e fortes são para aqueles com pele normal a madura, que é muito mais forte. 

Dois esfoliantes químicos comummente utilizados para pele sensível são o ácido mandélico e o ácido láctico, que são utilizados para ajudar na rosácea e na vermelhidão da pele. Pode-se obter peelings com ácido ou encontrar alguns produtos de cuidado da pele que os contenham. Em geral, muitos dermatologistas preferem a esfoliação química porque esta pode ser menos agressiva do que a esfoliação manual. 

Será que as esponjas de duche ajudam a esfoliar a pele?

Sim! As esponjas de duche ajudam a esfoliar a pele. É importante notar que as esponjas tradicionais podem ficar muito sujas num curto período de tempo. De facto, são frequentemente referidas por muitos dermatologistas como locais de reprodução de bactérias. Isto não é definitivamente algo que se queira colocar diariamente na pele, se é que se quer ou não colocar. 

Uma grande alternativa aos tradicionais loofahs e esponjas plásticas de duche é a nossa Spongellé esponjas corporais e amortecedores. Além do facto de utilizarmos fragrâncias e ingredientes de alta qualidade em todos os nossos produtos, cada esponja é infundida com um agente antibacteriano que impede o crescimento de bactérias, uma vez que o maior problema com a utilização de esponjas tradicionais é o facto de estarem sujas e poderem cultivar bactérias. Livramo-nos completamente deste problema.

Já não precisa de se preocupar em lavar as suas esponjas e de se perguntar quando é altura de as deitar fora. Dizemos-lhe exactamente quantas lavagens recebe com cada esponja, variando de 12 a 30 utilizações, para que possa ficar por cima dela. As nossas esponjas deliciosamente perfumadas permanecem higiénicas durante toda essa duração e mantêm a sua pele fresca e limpa. 

Trabalham como esfoliantes tanto químicos como físicos ao mesmo tempo. A esponja ajuda a remover manualmente células mortas da pele, sujidade e acumulação, enquanto alguns dos nossos ingredientes actuam como agentes de decomposição da pele morta. O resultado é sempre uma pele limpa e de ranger, e quem não quereria isso?

Se está preocupado com o excesso de esfoliação, não se preocupe; também pensámos nisso. Os nossos produtos são todos concebidos para serem três em um, actuando como esfoliantes, limpadores e hidratantes da pele também. Nunca terá de se preocupar em esfoliar em demasia ou se está ou não a tirar a sua pele. Durante todo o tempo que utilizar a esponja, a sua pele será infundida com ingredientes hidratantes. 

As esponjas são apenas para o seu corpo?

Não! Pensámos literalmente em tudo. Uma parte do corpo que as pessoas tendem a ignorar é os seus pés. Temos um produto à parte para combater a pele seca e morta nos seus pés. O nosso Pedi-Buffers são concebidos especificamente para a pele mais dura na base dos pés. Um lado é um material mais áspero e texturado para ajudar a esfregar e remover a pele morta, enquanto o outro lado é macio para a limpeza.

Começa-se com o lado macio para fazer espuma na pele e segue-se com o lado texturizado para remover pele seca e morta. Temos também uma colecção de Pedi-Buffer especificamente para homens, com diferentes cheiros e diferentes níveis de esfoliação. O seu e o seu dia de spa, aqui vamos nós!

Conclusão

O sabão esfoliante funciona removendo a acumulação na pele, e existem dois tipos principais de esfoliação: química e física. 

Os esfoliantes químicos utilizam vários ácidos para ajudar a quebrar as células mortas da pele e remover qualquer acumulação (tais como de produtos de cuidado da pele ou maquilhagem). Se estiver à procura de um esfoliante químico, pode considerar incluir ácido láctico ou ácido mandélico na sua rotina. 

Dito isto, muitos esfoliantes químicos só devem ser utilizados por um dermatologista e podem ser encontrados em peelings de especialidades e esfoliantes faciais porque os esfoliantes químicos podem ser extremamente fortes e poderosos. Sem uma utilização adequada, podem danificar a pele. 

Se tiver uma pele extremamente sensível, é melhor começar com um esfoliante químico, notando que deve ser muito cuidadoso e utilizar apenas produtos suaves. Se tiver uma pele normal a madura, pode começar por usar esfoliantes químicos, seja na lavagem facial, soro, ou com um peeling no dermatologista.

Os esfoliantes físicos ajudam a remover manualmente a acumulação. Alguns exemplos incluem panos de lavagem e esponjas de duche. Os esfoliantes faciais podem enquadrar-se em ambas as categorias, dependendo dos seus ingredientes. 

O nosso Spongellé As esponjas de duche ajudam a remover todos os tipos de acumulação enquanto mantêm a pele hidratada. Temos colecções destinadas tanto a homens como a mulheres, e temos outra linha de amortecedores para os seus pés também. Quando se trata de esfoliação segura e divertida, Spongellé tem-no coberto.



Fontes:

https://www.aad.org/public/everyday-care/skin-care-secrets/routine/safely-exfoliate-at-home 

https://www.self.com/story/skin-exfoliation-types 

https://hellogiggles.com/beauty/skin/chemical-vs-physical-exfoliants/ 

Share: