Cruelty-Free vs. Vegan: O que precisa de saber

Cruelty-Free vs. Vegan: O que precisa de saber

 

Hoje em dia, muitas empresas estão a optar, mais do que nunca, por se oporem a testes em animais nos seus produtos. Decisões como esta deixam-nos entusiasmados por fazer parte da crescente tomada de posição em matéria de sensibilização. A indústria da beleza está a começar a dar prioridade aos ingredientes veganos e aos cosméticos sem crueldade mais do que nunca, tal como muitas outras indústrias.

As palavras "sem crueldade" e "vegan" tornaram-se cada vez mais populares entre as marcas de beleza nos últimos anos devido à grande procura deste tipo de produtos, especialmente cosméticos e artigos de higiene pessoal. Para muitas pessoas, porém, as palavras "sem crueldade" e "vegan" podem parecer um pouco confusas, pelo que decifraremos as duas e quebraremos as diferenças abaixo.

 

O que significa "Sem Crueldade"?

Sem crueldade significa que um produto e os seus ingredientes passaram por um desenvolvimento sem serem testados em animais. Estes testes incluem testes em animais quer no produto acabado, quer num componente dentro dos ingredientes do produto acabado. Determina a segurança do produto e os efeitos das suas propriedades hipoalergénicas.

Muitas vezes, ratos, coelhos, ratos, macacos e cobaias são utilizados para estes tipos de testes. Estes testes afectam muitas vezes negativamente o animal, pelo que os activistas dos direitos dos animais e outras pessoas se lhe opõem. As práticas de testes cosméticos em animais são proibidas em muitas partes do mundo, tais como o Reino Unido e a Colômbia.

Infelizmente, não existe uma definição legal para o termo sem crueldade, e ninguém regula os seus rótulos. Qualquer pessoa pode usar um rótulo de produto "sem crueldade" e significar o que quiser que signifique.

 

O que é que Vegan significa?

Se um produto de beleza afirmar ser vegano, o produto não inclui quaisquer ingredientes derivados de animais ou subprodutos de animais. As pessoas praticam o veganismo por várias razões, algumas das quais são éticas, religiosas, políticas, culturais, económicas, e relacionadas com a saúde. Um produto vegano não é necessariamente vegetariano e vice-versa. Pode descobrir se um produto é vegano verificando a sua lista de ingredientes.

 

O que significa ser um Vegano?

Um vegano não consome carne, ovos, lacticínios, mel, ou qualquer outro produto alimentar derivado de um animal, e o veganismo é uma extensão do vegetarianismo. As dietas veganas devem incluir um equilíbrio de vegetais, frutas, frutos secos, sementes, leguminosas e grãos.

Existem várias variações do veganismo, tais como Ovo-Lacto vegetariano, Ovo-vegetariano, e Lacto-vegetariano. Alguns veganos comem lacticínios enquanto evitam ovos, enquanto outros consomem ovos e evitam lacticínios, e os vegetarianos de Ovo-Lacto consomem tanto ovos como lacticínios.

Os veganos não usam peles, couro, lã, ou seda e não usam produtos feitos com ingredientes de animais. Também não utilizam produtos testados em animais ou produtos filtrados com partes de animais, tais como açúcar branco, vinho, e cerveja.

 

Produtos Vegan vs. Vegetarianos

A diferença entre produtos veganos e vegetarianos é semelhante à das próprias dietas. Um produto vegano não contém quaisquer ingredientes ou subprodutos de animais. Os produtos vegetarianos não contêm quaisquer componentes de animais; no entanto, podem conter subprodutos animais ou ingredientes produzidos por animais. Exemplos incluem:

  • Cera de abelha - Um ingrediente vegetariano que não é vegetariano porque provém de abelhas.
  • Gelatina - Nem vegana nem vegetariana porque é derivada de colagénio animal.

    Pode um produto ser sem Crueldade e Vegan?

    Os produtos que não são testados em animais e que não contêm quaisquer ingredientes ou subprodutos animais são considerados sem crueldade e vegetarianos. Um exemplo disto é a Spongelle Papaya Yuzu Vegan-Friendly Boxed Flower. Esta lavagem corporal e tampão-em-um é um tratamento de beleza "tudo-em-um" contendo uma espuma libertada pelo tempo.

    Os extractos vegetais e sem crueldade de yuzu, edelweiss e vetiver misturam-se perfeitamente para fornecer uma espuma rica e cremosa que limpa, nutre, esfolia, e massaja tudo em um.

     

    Pode um produto ser livre de crueldade mas NÃO Vegan?

    Os produtos de beleza sem crueldade que não fazem menção de serem veganos não são tipicamente veganos.

    Este produto não foi testado em animais, mas contém alguns ingredientes derivados de animais ou subprodutos de animais.

    Muitos cosméticos e produtos de higiene pessoal são sem crueldade mas não vegan. É crucial ler os rótulos dos produtos antes de os utilizar para determinar se a ética do produto está de acordo com os seus padrões.

     

    Pode um produto ser vegetariano mas não livre de crueldade?

    Os produtos veganos não contêm quaisquer ingredientes derivados de animais ou subprodutos animais. Se esse produto vegano não for isento de crueldade, significa que o produto pode ter sido testado em animais. Muitas grandes empresas de marca comercializam produtos veganos que não são isentos de crueldade.

    Por exemplo, uma grande empresa de cosméticos nos EUA é também vendida na China continental, onde os artigos importados devem ser testados em animais. Esta empresa pagou e consentiu às autoridades chinesas a realização destes testes em animais em seu nome para vender os seus produtos nos EUA e na China.

    Mais uma vez, este é um exemplo de como é crucial inspeccionar os rótulos dos produtos que utiliza e investigar as marcas em que confia e as suas práticas.

     

    É ilegal para as marcas enganar os consumidores sobre ser livre de crueldade ou Vegan?

    Infelizmente, não existem definições ou normas legais para os rótulos "sem crueldade" e "vegan". As marcas podem utilizar estes rótulos da forma que considerarem mais vantajosa, sem responsabilidade ou consequência. Se a utilização de produtos sem crueldade e veganos for importante para si, deve inspeccionar os rótulos para assegurar a autenticidade das reivindicações da marca.

     

    Existem Agências de Auditoria que Monitorizam as Marcas por Má Rotulagem?

    Actualmente, quatro agências de certificação acreditam e auditam produtos e empresas para os estatutos de "sem crueldade" e "vegan". Cada uma destas agências possui um logótipo de identificação visível na embalagem de um produto.

    Quando este logótipo é visível, significa que o produto foi legitimamente verificado como não testando o seu efeito em animais e não contendo ingredientes ou subprodutos de origem animal. Estas agências autorizadoras incluem:

    • Acção Vegan
    • PETA
    • A Sociedade Vegan
    • A Sociedade Vegetariana

    Nota: As normas e critérios não são os mesmos para todos os Logotipos de Coelhinhos Sem Crueldade Certificados.

     

    Quais são as três principais certificações sem Crueldade

    Há três grandes certificações sem crueldade que são de confiança:

    • Leaping Bunny (Símbolo Internacional)
    • PETA (EUA & Internacional)
    • Escolha Cruelty-Free (com base na Austrália)

    Existem numerosos logótipos "coelhinhos" falsificados que induzem em erro o consumidor. Estas empresas continuam a testar em animais, e este acto enganoso é um estratagema de marketing utilizado para ganhar uma venda. Para garantir que um produto está livre de crueldade, basta verificar a lista de marcas aprovadas pelo Leaping Bunny.

     

    Rótulos não regulamentados: A sua utilização e como se tornar proactivo

    Agora que sabe que as empresas utilizam rótulos não regulamentados, deve também saber que isso nem sempre indica que a intenção da marca é induzir o consumidor em erro. Devemos estar vigilantes como consumidores na realização das nossas próprias pesquisas sobre as marcas e as suas práticas para descobrir o que interpretam como "sem crueldade", "vegano" ou "vegetariano".

    Muitas empresas permitem o correio electrónico conveniente e o envio directo de mensagens para que o consumidor contacte directamente a marca. Quando tiver perguntas sobre os ingredientes de um produto, envie um e-mail endereçando a sua pergunta. Se a empresa evitar a sua pergunta, poderá reconsiderar a compra dos seus produtos. A transparência nos ingredientes do produto é crucial.

     

    Deveriam boicotar as marcas que não são "Sem Crueldade"?

    As marcas mais pequenas e sem crueldade são por vezes propriedade de grandes empresas que realizam testes em animais. Se está a considerar mudar para marcas "sem crueldade", considere o seguinte:

     

    1. Os lucros vão para a Empresa-mãe

    Quando uma empresa maior compra uma marca mais pequena, os lucros vão directamente para a marca maior. O financiamento de uma empresa maior para realizar testes em animais é financiado por todas as compras das suas marcas mais pequenas e das maiores. Se quiser apoiar práticas "sem crueldade", deve também assegurar que a empresa-mãe e a marca mais pequena mantêm estas práticas sem crueldade.

     

    2. Envia uma mensagem quando compra "Cruelty-Free" (Livre de Crueldade)

    A compra de produtos "sem crueldade" faz uma declaração a todas as marcas concorrentes. Se as empresas forem boicotadas para testes em animais, serão eventualmente forçadas a mudar a sua posição sobre estas políticas de testes em animais.

     

    3. A Marca continua o seu estatuto de "Sem Crueldade

    As empresas sem crueldade que continuam a recertificar a sua certificação anual Leaping Bunny e continuam a seguir as práticas de estar livres de crueldade permanecem autenticamente "livres de crueldade".

     

    Resumindo

    Os produtos sem crueldade e os seus ingredientes nunca são testados em animais, enquanto que os produtos veganos não contêm ingredientes de derivados animais ou dos seus subprodutos. Estas duas normas são essenciais para a manutenção de uma certificação autêntica nestas práticas.

    Os produtos podem ser isentos de crueldade e não vegan, e vegan e não crueldade. Como consumidor, é da sua responsabilidade ler os rótulos dos produtos e pesquisar as práticas da marca se desejar estar bem informado sobre os tipos de produtos que está a utilizar.

    Spongelle é uma marca em que se pode confiar para ser consistentemente livre de crueldade e vegan-friendly. Os nossos sabonetes, tampões, loções e cremes contêm ingredientes de primeira qualidade que nutrem, hidratam e mimam a sua pele. Entregue-se aos cuidados das mãos, pés e corpo em aromas cremosos e luxuriantes que adora com Spongelle.

     

    Fontes:

    Como é que uma empresa é certificada como livre de crueldade? | PETA

    Processo judicial: L'Oreal usou produtos químicos proibidos nas vendas ao estrangeiro | ABC News

    Vegan Trademark Standards | Vegan Society

    Guia de Compras Compassivas | Leaping Bunny

    Share: